Ana Bispo Ramires

Ana Bispo Ramires é licenciada em Psicologia pelo ISPA, na área Clínica, obteve o grau de Mestre em Psicologia Desportiva pela Universidade do Minho e possui as Especialidades de Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia do Trabalho e Organizações e ainda a Especialidade Avançada de Psicologia do Desporto (reconhecimento pela Ordem dos Psicólogos Portugueses – nº membro 8488).

Foi Assistente Universitária no ISPA, durante 13 anos, onde lecionou as disciplinas de Métodos e Técnicas de Investigação, Treino de Competências Emocionais, Psicologia do Desporto e da Performance, no âmbito do Mestrado Integrado. Nesta mesma instituição, foi docente e uma das responsáveis pela organização e estruturação do plano de estudos e conteúdos programáticos das Pós-Graduações em Psicologia do Desporto e da Atividade Física e em Treino de Liderança e Desenvolvimento de Equipas. Ainda neste âmbito, é Docente convidada na Pós-Graduação em Enfermagem no Desporto, pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) e na Pós-Graduação Internacional “High Performance Football Coaching”, pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH/Mourinho).

É autora de artigos e capítulos de livros, nacionais e internacionais, na área da Psicologia do Desporto e da Performance, sendo responsável por uma coluna de opinião, de periocidade semanal, no site “Tribuna Expresso”.

Integra, desde o final de 2017, a Direção de Medicina do Comité Olímpico de Portugal, na especialidade de Psicologia Clínica e Desporto.

Ao longo de mais de 20 anos de carreira, tem acumulado experiências tão distintas como:

Key-Speaker, Formadora e Consultora, com milhares de horas de trabalho desenvolvido com mais de 18000 pessoas, em empresas tão distintas como: Banco Popular, Renault, PT, BP Portugal, GALP, Repsol, Tranquilidade, EDP, Emel, Accenture, Compta, Nobre, HaviLogistics, BES,  Metlife, Aveleda, Alma Lusa Hotels, Executiva, entre outras;

Psicologia do Desporto/Performance, no âmbito das mais variadas atividades de alta performance (médicos, militares, gestores de topo, artistas, bailarinos, coreógrafos, atletas, treinadores, árbitros..), destacando-se o trabalho com treinadores e atletas de futebol profissional, citando-se, a titulo de exemplo a colaboração com o selecionador nacional Luiz Filipe Scolari e o Departamento de Futebol do SLB, durante quase 10 anos (do domínio público).

Psicóloga Clínica, acompanhando, desde sempre, os seus clientes numa perspectiva de otimização da sua qualidade de vida, bem-estar e projeto de Vida.

É responsável pela criação e coordenação do GAPP (Grupo de Atuação em Psicologia & Performance).

anabisporamires.com

(Visited 130 times, 1 visits today)