Ana Bispo Ramires

Ana Bispo Ramires é licenciada em Psicologia pelo ISPA, na área Clínica, obteve o grau de Mestre em Psicologia Desportiva pela Universidade do Minho e encontra-se atualmente em programa de Doutoramento na Universidade das Ilhas Baleares, aprofundando o conhecimento no cruzamento das áreas de Saúde Mental e Performance de ExcelênciaGraduou-se em Mental Health in Elite Sports” pelo COI (Comité Olímpico Internacional) e possuiu as Especialidades de Psicologia Clínica e da SaúdePsicologia do Trabalho e Organizações e ainda a Especialidade Avançada de Psicologia do Desporto pela Ordem dos Psicólogos Portugueses – nº membro 8488.

Foi Assistente Universitária no ISPA, durante 13 anos, onde lecionou as disciplinas de Métodos e Técnicas de Investigação, Treino de Competências Emocionais, Psicologia do Desporto e da Performance, no âmbito do Mestrado Integrado. Nesta mesma instituição, foi docente e uma das responsáveis pela organização e estruturação do plano de estudos e conteúdos programáticos das Pós-Graduações em Psicologia do Desporto e da Atividade Física e em Treino de Liderança e Desenvolvimento de Equipas. Ainda neste âmbito, tem sido docente convidada em diferentes instituições do ensino superior (FADEUP, Univ, Coimbra, entre outras), podendo-se destacar, a titulo de exemplo a Pós-Graduação em Enfermagem no Desporto, pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) e a Pós-Graduação Internacional “High Performance Football Coaching”, pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH). 

É autora de artigos e capítulos de livros, nacionais e internacionais, na área da Psicologia do Desporto e da Performance, sendo responsável por uma coluna de opinião, de periocidade semanal, no site “Tribuna Expresso”, bem como conferencista em inúmeros eventos em Portugal e estrangeiro.

Entre 2017 e 2023, integrou o Departamento de Medicina Desportiva do Comité Olímpico de Portugal, nas Especialidades de Psicologia Clínica e Desportiva, tendo integrado a Missão Olímpica Tóquio 2020 (Equipa NOC de Portugal). Em 2022, integrou a Direção Desportiva no GAPO – Gabinete de Apoio à Preparação Olímpica para a Preparação Olímpica Paris 2024. 

Atualmente acompanha vários atletas olímpicos em contexto privado.

Ao longo de mais de 25 anos de carreira, tem acumulado experiências tão distintas como:

Key-Speaker, Formadora e Consultora, com milhares de horas de trabalho desenvolvido com mais de 24000 pessoas, em empresas tão distintas como: Banco POPULAR, Renault, PT, BP Portugal, GALP, Repsol, Tranquilidade, EDP, Emel, Accenture, Compta, Nobre, Havilogistics, BES, MetLife, Aveleda, Alma Lusa Hotels, Executiva, Montepio Crédito, AdC, ANA, CISCO, entre outras.

Psicologia do Desporto/Performance, no âmbito das mais variadas atividades de alta performance (atletas, treinadores, árbitros, médicos, militares, gestores de topo, artistas, bailarinos, coreógrafos,…), destacando -se o trabalho com treinadores e atletas de futebol profissional, citando-se, a titulo de exemplo a colaboração com o selecionador nacional Luiz Filipe Scolari e o Departamento de Futebol do SLB, durante quase 10 anos (do domínio público).

Psicologia Clínica, acompanhando, desde sempre, os seus clientes numa perspectiva de otimização da sua qualidade de vida, bem-estar e projeto de Vida.

Fundou e coordena o GAPP (Grupo de Atuação em Psicologia & Performance) privilegiando fórmulas intervenção sistémica de cariz multidisciplinar no âmbito dos contextos do individuo, desporto, artes e empresas.

anabisporamires.com

(Visited 1.078 times, 1 visits today)