Francisco Fardilha

Francisco de Sá Fardilha é mestre em Treino Desportivo pela Universidade de Stirling (Escócia) onde está actualmente a terminar o doutoramento em Estudos Desportivos, especializando-se no desenvolvimento de criatividade em academias de futebol profissional.

Nos últimos quatro anos desempenhou funções de docente na Licenciatura em Estudos Desportivos e no Mestrado em Performance Coaching da Universidade de Stirling, onde foi também fundador do Special Interest Coaching Research Group. É Fellow da Higher Education Academy (Reino Unido) e membro da British Association of Sport and Exercise Scientists (BASES) e da Sociedade Portuguesa de Psicologia Desportiva.

Além de publicações em revistas científicas como a International Review of Sport and Exercise Psychology, foi também assistente de investigação em projectos internacionais sobre educação contra a dopagem para atletas e treinadores de elite, com o apoio da Agência Mundial Anti-Doping. Participou e foi prelector em conferências universitárias em Portugal, Reino Unido e Japão, tendo sido visiting researcher na Universidade de Copenhaga (Dinamarca) durante o Verão de 2019.

A divulgação científica é uma das suas grandes prioridades, tendo publicado artigos de opinião e concedido entrevistas a diversos órgãos de comunicação social em território nacional e internacional, como The Conversation, Tribuna Expresso, O Jogo, Sunday Mail, e Newsweek Japan. Foi também autor do podcast Coaching With An Accent, em que entrevistou académicos de renome como John Lyle, Chris Cushion, Jim Denison ou Duarte Araújo, e que lhe valeu o Teaching Impact Award 2019, atribuído pela Universidade de Stirling. 

Integra a equipa de intervenção multidisciplinar GAPP (grupo de atuação em Psicologia e Performance),  como Investigador Convidado.

(Visited 77 times, 1 visits today)