Inês Miranda Fernandes

Inês Miranda Fernandes é Licenciada pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), em Nutrição e Dietética, concluiu Pós Graduação em Nutrición Deportiva (Barcelona e Argentina) e em Distúrbios do Comportamento Alimentar (Universidade Lusófona).

Possui, ainda, Acreditação Internacional em Antropometria nível 2 da Sociedade Internacional para o Avanço da Cinantropometria – ISAK (Faculdade de Motricidade Humana) e em Coaching para Nutricionistas e Dietistas (Universidade Lusófona). Neste enquadramento, tem participado em congressos científicos nacionais, com publicações em revistas científicas e com várias comunicações em conferências.

No que respeita a atividade académica é responsável pela orientação de Estágios e dissertações finais de Licenciatura em Dietética e Nutrição na ESTeSL, preletora convidada no curso de Mestrado de Medicina Desportiva, da Universidade de Lisboa e no curso de Nutrição Desportiva, da ESTeSL.

No âmbito das Formações, coopera ainda com a GNOSIES, desenvolvendo cursos de Nutrição Desportiva e com a Federação Portuguesa de Ténis. No que respeita a intervenção no terreno, desde o início da sua atividade profissional, tem-se dedicado ao acompanhamento de atletas de alta competição de diferentes modalidades desportivas, fazendo Coaching Nutricional a modalidades tão distintas como Futebol, Muay Thai, Judo, Atletismo, Ténis, Padel, Surf, Ginástica, Ciclismo, Natação, Triatlo, Vela e Basquetebol. De entre muitos atletas, acompanhou centenas em diferentes modalidades desportivas do Sport Lisboa e Benfica, nos escalões de formação e no escalões séniores.

No campo do Desporto Profissional, é de destacar a Criação e Coordenação do Gabinete de Nutrição do Departamento Médico do Sport Lisboa e Benfica, desde 2007 até Julho de 2013, tendo desenvolvido maioritariamente neste período a sua intervenção com a Equipa Profissional de Futebol Sénior do Sport Lisboa e Benfica, contribuindo para a otimização da performance desportiva dos atletas que integraram esta equipa, ao longo de 7 épocas desportivas. Neste enquadramento, destaca-se igualmente a colaboração efetuada com treinadores de futebol profissional, realçando-se o trabalho com José Camacho, Fernando Chalana, Fernando Santos, Quique Flores e Jorge Jesus.

Acompanha ainda, diferentes performers (atletas profissionais, bailarinos, médicos, gestores, administradores, empresários, músicos..) na otimização da sua performance profissional, saúde e bem estar, através da elaboração de planos nutricionais personalizados (Coaching Nutricional).

No âmbito clínico, exerceu funções de Dietista Clínica no Instituto Português de Oncologia de Lisboa, sendo responsável pelo acompanhamento nutricional no serviço de Oncologia Médica (entre 2005 e 2006) e tem direcionado a sua prática privada para diferentes patologias, como sejam a obesidade, a diabetes, as doenças de comportamento alimentar, entre outras (Clínica Benfica, Clínica Fisiogaspar, Maló Clinic e Lisbon Clinic of Functional Jaw). Desenvolveu ainda a sua atividade clínica no Instituto Wilma Simões – Lisbon Clinic of Functional Jaw, onde acompanhou essencialmente na área de Nutrição Pediátrica e Nutrição Desportiva.

Co- fundadora do projeto multidisciplinar Human Performance & Wellbeing sendoresponsável pelas áreas de Nutrição Desportiva e Saúde e Bem-Estar, em programas de otimização de performance e bem estar, em diferentes contextos de realização (Sport, Business, Life).

(Visited 56 times, 1 visits today)