João Lameiras

João Lameiras é licenciado em Psicologia pelo ISPA, na área de Social e Organizações, pós-graduado em Psicologia do Desporto e da Atividade Física pelo ISPA, obteve o grau de Doutor em Neurociências pela Universidade das Ilhas Baleares e está a terminar o Pós-Doutoramento em Motricidade Humana, na área da Psicologia do Exercício e Saúde, na Faculdade de Motricidade Humana. Possui a Especialidade de Psicologia do Trabalho e Organizações e ainda a Especialidade Avançada em Psicologia do Desporto (reconhecimento pela Ordem dos Psicólogos Portugueses – nº membro 15217).

Leciona como Professor Convidado no ISPA a disciplina de Psicologia do Desporto e da Performance, no âmbito do Mestrado Integrado e na Pós-graduação em Psicologia do Desporto e da Atividade Física, sendo orador convidado em diversos eventos da especialidade.

É investigador e autor de diversos capítulos e artigos no âmbito da Psicologia do Desporto em publicações científicas nacionais e internacionais. É revisor de várias publicações internacionais, assim como Editor Associado da Revista de Psicología del Deporte, uma das mais prestigiadas publicações da especialidade. Neste âmbito assessorou o Editor-chefe da revista e Secretário-geral da International Society of Sport Psychology, professor Alexandre Garcia-Mas, especificamente no que diz respeito à avaliação de regulamentos, identificação e elaboração de projetos de candidatura a financiamentos para investigação, bem como na criação e gestão de networks nacionais e internacionais.

De 2009 a Julho de 2014 desenvolveu a sua atividade profissional como Psicólogo nos escalões de futebol de formação do S.L. Benfica. Tendo por objetivo a promoção e otimização do rendimento e da eficácia individual, coletiva e organizacional foi, neste período, responsável pela organização de todo o processo de avaliação psicológica dos atletas e produção de relatórios técnicos, pela intervenção direta com atletas e treinadores através do delineamento e aplicação de programas de desenvolvimento de competências psicológicas, bem como pela formulação e implementação de diferentes projetos de investigação realizados no Gabinete de Psicologia do Clube.

Desde Setembro de 2014 assume a coordenação do Gabinete de Psicologia e da Performance da Federação Portuguesa de Atletismo, cuja função principal é a intervenção psicológica e preparação mental dos atletas integrados na Preparação Olímpica, acompanhou a Seleção Nacional nos Jogos Olímpicos Rio 16, bem como nos Europeus de Amesterdão (2016) e Berlim (2018). Neste contexto é também formador nos Cursos de Treinadores deste organismo, bem como membro da Equipa Multidisciplinar e da Direção Técnica Nacional da FPA.

Fruto de uma carreira com 15 anos no âmbito da Psicologia do Desporto e Performance e da intervenção com mais de 500 intervenientes nas mais variadas atividades de alta performance (atletas, treinadores, músicos), acumula inequívoca experiência de liderança, trabalho em equipas multidisciplinares e intervenção em contextos de elevada exigência.

Desde 2015 integra o Grupo de Trabalho em Psicologia do Desporto da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

(Visited 75 times, 1 visits today)