Marta Marques

Marta Marques, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, é licenciada em Psicologia pelo ISPA-Instituto Universitário (2005), na área clínica, pós-graduada em Psicologia do Desporto e da Atividade Física pelo ISPA (2006), Mestre em Psicologia da Saúde pelo ISPA (2008), e Doutorada em Psicologia da Saúde pela Universidade de Leiden na Holanda (2015). É investigadora (Marie-Curie Research Fellow) na área da mudança comportamental em saúde no Trinity College Dublin, Irlanda e no Centre for Behaviour Change, University College London, Reino Unido. 
 
É ainda docente convidada no ISPA-Instituto Universitário, colaboradora no Centro Interdisciplinar do Estudo da Performance, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, e no Comprehensive Health Research Centre (CHRC), Nova Medical School. É autora de dezenas de artigos científicos publicados em revistas internacionais de mais prestígio na sua especialidade (e.g. Nature Human Behaviour) e participou em vários projetos internacionais financiados pela Comissão Europeia (H2020) e pela Wellcome Trust. É membro da comissão executiva da Sociedade Europeia de Psicologia da Saúde, apresenta regularmente a sua investigação em conferências internacionais, e faz parte de várias comissões internacionais de especialistas (e.g. Iniciativa mActive da Organização Mundial de Saúde). 
 
A sua investigação foca-se em: i. desenvolvimento, implementação e avaliação de intervenções de mudança em comportamental em saúde com recursos a métodos sistematizados (e.g. Behaviour Change Wheel), principalmente no contexto de atividade física e mais recentemente em intervenções com recurso a ferramentas digitais; ii. compreensão dos processos motivacionais e auto-regulatórios que influenciam a mudança comportamental em saúde; iii. desenvolvimento de métodos de apoio à investigação e intervenção eficazes em mudança comportamental em saúde.
 
Tem ainda vasta experiência como consultora e formadora em adesão terapêutica, gestão de doença crónica, mudança comportamental em saúde e comunicação motivacional (e.g. entrevista motivacional).

(Visited 30 times, 1 visits today)