Quem somos?

O GAPP é um Grupo de Atuação em Psicologia e Performance que agrega um conjunto de profissionais de diversas áreas científicas, configuração esta que lhe permite afirmar-se como um verdadeiro grupo interdisciplinar.

Esta valência permite sistematizar os conhecimentos das diferentes áreas, visando melhorar a eficácia das intervenções e a qualidade dos serviços a serem prestados.

Atualmente, o GAPP enquadra oito elementos de áreas tão distintas como a da Investigação e Intervenção em Psicologia e Performance, a da Psicologia Clínica e Trauma e a da Nutrição Clínica e de Alto Rendimento – áreas estas que alavancam uma compreensão global do funcionamento humano, assentes no mais recente conhecimento científico que se encontra a ser produzido (nacional e internacionalmente).

Os Consultores em Psicologia do Desporto que integram esta equipa são membros efetivos da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com Especialização em Psicologia do Desporto, conferindo à nossa atuação os mais elevados padrões éticos e de competência na prática profissional.

Assente na interdisciplinariedade existente entre os diferentes profissionais envolvidos, temos por objetivos, nos diferentes setores:

Educação/Formação (contexto desportivo, académico, artístico e empresarial)

  • Clarificação acerca dos níveis de especialização e modelos de atuação em Psicologia do Desporto e Performance;
  • Criação de referenciais de recrutamento e seleção de técnicos na área, como instrumento de apoio para as entidades interessadas na integração destes profissionais;
  • Promoção dos benefícios da intervenção em Treino de Competências Psicológicas em diferentes contextos de atuação;
  • Clarificação acerca da aplicação de ferramentas de “avaliação psicológica” e/ou comportamental para Psicólogos e não Psicólogos;
  • Sensibilização dos diferentes agentes para a emergência e consequente necessidade de diagnóstico e intervenção especializada relativa à problemática de saúde mental (ex. depressão, burnout, distúrbios alimentares, etc.) em contextos onde o rendimento e pressão para o resultado são uma realidade quotidiana.

Intervenção/Ação

Para não Psicólogos

  • Definição e desenvolvimento de possíveis modelos de atuação em Otimização de Performance Humana (do ponto de vista do sujeito, da organização, e das suas interações);
  • Conceção, coordenação e implementação de projetos em diferentes setores de performance alicerçados nas mais recentes recomendações internacionais (diagnostico de necessidades e oportunidades, intervenção e produção de outcomes da mesma – relatórios executivos, documentos técnicos, artigos científicos, entre outros);
  • Desenvolvimento de ferramentas de monitorização de projetos de intervenção;
  • Promoção do desenvolvimento de competências psicoemocionais no contexto desportivo (em atletas, treinadores, árbitros, dirigentes desportivos, encarregados de educação, famílias e outros agentes desportivos), bem como no contexto das artes performativas (músicos, coreógrafos e atores, entres outros) ou executivos e profissionais de carreiras de alto risco (médicos, paramédicos, militares, bombeiros, polícia, etc.).

Para Psicólogos

  • Desenvolvimento de Grupos de Supervisão de Prática Profissional;
  • Desenvolvimento e promoção de ferramentas de diagnóstico de saúde mental para o contexto desportivo.

Investigação

  • Abordagem aplicada de investigação-ação, permitindo alicerçar a intervenção do GAPP nos mais recentes conhecimentos e avanços científicos a nível internacional.
Ana Bispo Ramires
Psicologia Clínica, Desporto e Performance
Direção de Medicina Desportiva
Comité Olímpico de Portugal

Ana Bispo Ramires

Ana Bispo Ramires é licenciada em Psicologia pelo ISPA, na área Clínica, obteve o grau de Mestre em Psicologia Desportiva pela Universidade do Minho e possui as Especialidades de Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia do Trabalho e Organizações e ainda a Especialidade Avançada de Psicologia do Desporto (reconhecimento pela Ordem dos Psicólogos Portugueses – nº membro 8488).

João Lameiras
Psicologia Desporto e Performance
Federação Portuguesa de Atletismo

João Lameiras

João Lameiras é licenciado em Psicologia pelo ISPA, na área de Social e Organizações, pós-graduado em Psicologia do Desporto e da Actividade Física pelo ISPA, obteve o grau de Doutor em Neurociências pela Universidade das Ilhas Baleares e está a terminar o Pós-Doutoramento em Motricidade Humana, na área da Psicologia do Exercício e Saúde, na Faculdade de Motricidade Humana. 

Carlos Fernandes
Psicologia do Desporto
Rafa Nadal Academy by Movistar (Spain)

Carlos Fernandes

Carlos Fernandes é mestre em Psicologia pelo ISPA e exerce a profissão de psicólogo desde 2006.

Desde o início da sua carreira teve oportunidade de desenvolver a sua atividade em diferentes contextos e áreas de actuação da psicologia, tendo sido a área de atuação desportiva a constante que reafirma a sua paixão.

Ana Costa Barreto
Psicologia do Desporto
Centro de Alto Rendimento, Federação Portuguesa de Tenis

Ana Costa Barreto

Ana Costa Barreto é licenciada em Psicologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, na área Social e Organizacional, e Pós-Graduada em Psicologia do Desporto e da Atividade Física pelo mesmo, possui certificação em Psychology for High Performance Sports pela Universitas FC Barça Innovation Hub, sendo membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (nº de membro 23910).

Especialistas Convidados

Francisco Fardilha
Doctoral Researcher | Fellow of the Higher Education Academy Faculty of Health Sciences and Sport University of Stirling

Francisco Fardilha

Francisco de Sá Fardilha é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, tendo concluído em 2011 o mestrado em Cinema e Audiovisual (Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa). Entre 2004 e 2012 foi jornalista em diversos órgãos de comunicação social de âmbito regional e nacional, trabalhando em rádio, televisão, e imprensa escrita.

Duarte Araújo
PhD | Professor e Investigador de Performance Desportiva | Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa

Duarte Araújo

  • Presidente do Departamento de Desporto e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa,;
  • Coordenador do CIPER (Centro Interdisciplinar para o estudo da Performance Humana)- Unidade de Investigação & Desenvolvimento financiada pela FCT;
  • Diretor do Laboratório de Perícia no Desporto da FMH;
Assunção Neto
Psicóloga Clínica
Psicoterapeuta
EMDR e Brainspotting

Assunção Neto

Assunção Neto é Psicóloga Clínica licenciada pelo ISPA e Psicoterapeuta EMDR – Practicioner pela Associação EMDR-Portugal e EMDR-Europe, Terapeuta Brainspotting fase 3, EMDR Crianças e Adolescentes nível 2 (em formação).

Inês Miranda Fernandes
Especialista em Nutrição & Alto Rendimento

Inês Miranda Fernandes

Licenciada pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), em Nutrição e Dietética, concluiu Pós Graduação em Nutrición Deportiva (Barcelona e Argentina) e em Distúrbios do Comportamento Alimentar (Universidade Lusófona).

(Visited 192 times, 1 visits today)